A MISSA TRADICIONAL EM LATIM

  • O que é a Missa Tridentina?

Por quase 1400 anos, a Missa Tradicional em Latim era a Liturgia Católica oficial. É essa a Missa que praticamento todos os Papas, Santos, e cristãos do Ocidente participaram de 600 d.C. até 1970 d.C.

Foi a Missa pela qual os mártires católicos deram o seu sangue para preservar durante a Reforma Protestante. Foi a Missa que uniu Cristãos através de continentes e através de séculos. Ela foi descrita como “o que há de mais belo na terra“.

  • Porque a ‘volta’ a Missa Tridentina?

Com a crise do mundo hoje, mais e mais pessoas (especialmente jovens) procuram uma alternativa ao “mundo moderno”. Eles estão voltando em massa para a sabedoria das eras, para as coisas já experimentadas e atemporais.

Para muitos jovens católicos e também convertidos a Fé Católica, isso incluiu um retorno a Missa de Sempre.

Reconhecendo que a Missa Tridentina nunca foi abolida ou proibida, o Papa Bento XVI afirmou em 7 de julho de 2007, no Motu Proprio “Summorum Pontificum” o direito a todo e qualquer sacerdote católico no mundo a celebrar essa Missa.

  • Qual é a diferença da Missa Tradicional para a Missa Nova?

Talvez a primeira diferença que as pessoas devem notar é o uso do Latim na Missa Tridentina — a língua oficial da Igreja. Com o passar dos séculos, o Latim ajudou a unificar os católicos de diferentes lugares e etnias.

A segunda diferença mais notável é que na Missa Tradicional, o padre, assim como o resto dos fiéis reunidos, fica na direção Leste (“ad orientem”). Leste é a direção que o Sol nasce, que simboliza o Cristo Ressuscitado. Isso quer dizer que numa boa parte da Missa, o padre fica “de costas” para os fiéis. “Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente, que há de iluminar os que jazem nas traves e sombras da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz.” (Lucas 1, 78-79)

Isso demonstra a unidade do padre com seus paroquianos em adorar a Deus juntos, em comunhão. Afinal, a Missa não é sobre a interação do padre com os fiéis, mas sim sobre a interação destes com o próprio Deus. “E haverá um só rebanho e um só Pastor.” (João 10:16). “Nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo.” (1Cor 10:17).

A terceira maior diferença diz respeito a Sagrada Comunhão. Na Missa Tridentina, a Sagrada Comunhão é recebida de joelhos, na boca. Também coloca-se a patena sob o queixo de quem comunga, para que nenhuma partícula da Sagrada Comunhão seja profanada.

Esta forma tradicional de receber a Eucaristia salienta a incrível realidade de que a Sagrada Comunhão é realmente o Corpo de Cristo, e deve ser recebido com o máximo de reverência. “Todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor. Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação.” (1Cor 11:27.29)

Por fim, a música que se ouvirá na Missa Tradicional será o solene Canto Gregoriano – a música oficial da Igreja. Isto é, em lugar de guitarras e outros instrumentos modernos (e músicas) que foram introduzidos na Missa Nova (erradamente).

No geral, a maioria dos católicos que freqüentem a Missa Tradicional distinguem as diferenças observadas acima, juntamente com algumas outras, como a maior sacralidade e devoção. “Eis as festas do Senhor que anunciarei como devendo ser santas assembléias: essas são as minhas solenidades.” (Lev 23:2) “Quando vos reunis – que isso se faça de modo a edificar. Porquanto Deus não é Deus de confusão, mas de paz. Faça-se tudo com dignidade e ordem.” (1Cor 14:26.33.40)

  •  Eu preciso saber Latim para acompanhar a Missa Tridentina?

Não. Na Missa Tridentina, o missal (vulgarmente conhecido como o “folheto”) que os fiéis usam para acompanhar a Missa é em latim, mas com a devida tradução ao lado. A Homilia é feita em vernáculo (a língua própria do lugar), assim como as Leituras.

Fonte  [com adaptações]

SAIBA AQUI ONDE SE CELEBRA A MISSA TRIDENTINA NA SUA LOCALIDADE!

Anúncios

3 thoughts on “A MISSA TRADICIONAL EM LATIM”

  1. e quem não sabe ler?

    • Bem, não é o fim do mundo.
      Em primeiro lugar, não é preciso entender o que o padre DIZ, isso, em si, não significa muita coisa. O essencial é entender o que o padre está a FAZER no altar, a renovar o Sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo, e isso não há palavras que possam explicar. Se, por um lado, pensava-se que a Missa em língua vulgar ajudaria os fiéis a entender o que se passa na Missa, podemos ver que essa tentativa, além de empobrecer a Liturgia, foi um fracasso. Nunca os cristãos estiveram mais ignorantes do que se passa na Missa do que hoje.
      Isso é o que é necessário dizer, e os santos retificam: é até mais piedoso deixar o Missal de lado durante a Missa e assisti-la piedosamente.
      Dito isso, também não tem nenhum problema, pelo contrário, é bom que se conheça o que diz o Missal. Para isso, se a pessoa não sabe ler, em primeiro lugar é relativamente fácil, hoje, aprender a ler. Mas se isso for impossível, a pessoa que não sabe ler pode pedir ajuda a alguém para que leia para ela (fora da Missa, é claro).
      De qualquer modo, isso não é importante. É interessante, mas não é necessário saber exatamente o significado das orações da Missa, mas sim a que fim elas servem.
      Espero que tenha esclarecido.
      Fique com Deus,
      Marcos.

  2. COMO É GRATIFICANTE A PRESENÇA DE JESUS NA EUCARISTIA, JESUS SE FAZENDO PRESENTE NA SANTA MESA DA CELEBRAÇÃO AOS NOSSOS OLHOS PELAS MÃOS CONSAGRADAS DO SACERDOTE. AOS AMIGOS E IRMÃO CATÓLICOS, OLHEM PARA O ALTAR COM OS OLHOS DO CORAÇÃO – DONIZETE

Deixe aqui seu comentário (sujeito à aprovação do moderador da página).

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s