Etiquetas
arquitetura, água fluidificada, brasília, candomblé, cidade espiritual, crença, denúncia, duvida, ecumenismo, energia, esotérico, esoterismo, espiral, espiritismo, espiritual, farsa, iluminado, kardecista, LBV, legião da boa vontade, maior cristal do mundo, meditação, mentira, mistério, mito, nave, nosso lar, oriental, prática religiosa, quatro elementos, recolhimento, reencarnação, religiosidade, ritual, rosa-cruz, sacrário, seita, templo, templo da boa vontade, trono e altar de Deus, umbanda, vida após a morte
Eu nunca entrei no famigerado templo da ecumênica Legião da Boa Vontade (LBV) de Brasília. Ele tem um formato piramidal e, por dentro, no centro da nave, há um círculo, de onde saem, entrelaçadas, uma espiral negra e outra branca. Os visitantes entram e começam a percorrer pelo caminho da espiral negra em meditação/oração, de braços abertos e mãos pra cima, até chegar ao centro, e ficar embaixo do que dizem eles ser o maior cristal do mundo. Aí param e recebem a “energia” (ou apenas luz solar, como preferir). Agora, já “iluminados”, andam pela outra espiral, a branca, até chegar à extremidade e se achar perante, nada mais, nada menos, o trono e altar de Deus! (que é uma obra de arte holográfica dos quatro elementos, claro, idênticos)
O mais intrigante da questão é que o próprio arquiteto disse que não projetou esse ritual da caminhada! Como diz o antropólogo José Jorge de Carvalho, em seu texto “Pluralidade Religiosa e Modernidade no Brasil”, “O que [o arquiteto] fez foi pesquisar construções de templos, em vários textos sobre as religiões do mundo antigo e imaginou o desenho espiralado do piso apenas para fugir da monotonia da cor única. Em princípio, o visitante poderia percorrer o interior da nave em qualquer sentido, linear,circular ou diagonal. Contudo, uma vez inaugurado o templo, viu-se logo que (intuitivamente, pensa ele) as pessoas começaram a seguir seriamente o circuito espiralado. E assim aquela casa, que em princípio não deveria comportar nenhum ritual e servir apenas como um local para meditação e recolhimento, instantaneamente passou a desenvolver seu próprio estilo de exercício espiritual.”
Bom, apenas um comentário pra LBV: QUE DESELEGANTE!
Suposto “trono e altar de Deus”. Parece uns sacrários por aí.
Ah, só como curiosidade, este templo apareceu no filme espírita “Nosso Lar”. Vejam: (aliás, Brasília, com todo seu modernismo, foi uma das bases pra ‘cidade espiritual’ do filme)
Ligam direto em casa pedindo dinheiro. N sei o pq as pessoas ligam bem na hora do almoço. Um dia estourei: n tenho dinheiro nem pra ir à Santa Missa a que dirá dar para herege. Nunca mais me ligaram, será pq? kkk
O.O ouxe, sério? Nunca me ligaram, graças a Deus! kkk boa, gostei da resposta! kkkkkkkkkk
Na hora do almoço aqui em casa é muito corrido. Meu filho estuda em outro bairro, ai tenho correr para sair no horário, fazer almoço, cuidar da casa aaaaaaaaaaaaaa estressei mesmo kkk
kkkkkkkk é justo.
Oi,
Não entendi nadinha de nada do seu artigo, sério msm, pq deselegante???
Já me ligaram várias vzs pedindo dinheiro e eu não dei pq não tinha, pq não estava na minha lista de afinidades de doações, mas nunca fui mal educada, não acho necessário, mto pelo contrário (apesar de trambiqueiros existirem em qqr lugar que seja) eu acredito que as pessoas vinculadas a uma causa de caridade fazem isso com amor e não com o intuito de infernizar a vida de ninguém. Eu acredito que Deus colocou mta gente com boas intenções no mundo e acredito que mto msm que ele não me deu a foice da verdade absoluta – a minha forma de senti-lo e amá-lo não precisa ser a dos outros.
Olá Carol, obrigado por comentar. Vou responde-la, e espero que não me ache “autoritário” por simplesmente explicar aquilo que você não compreendeu.
Em primeiro lugar, não vamos misturar as coisas. Eu os chamei de “deselegante” como uma piada, já que aquilo que deveria ser uma mera decoração no templo deles se tornou um tipo de “via iluminada espiritual” ou algo do tipo, que é só um exemplo dos erros irracionais e sentimentalóides desse tipo de “espiritualidade”.
Sobre a ligação para doações, ninguém disse que eles fazem isso pra infernizar, a Ana mesma admitiu que estava cheia de preocupações na hora e não aguentou. Isso acontece até com atendentes de telemarketing, que convenhamos, as vezes ligam em momentos inoportunos. Mas algo que você disse me fez pensar sobre qual é a ideia que você tem de caridade. Você sequer sabe o que é caridade?! Caridade é muito mais do que filantropia (auxílio material). Caridade é amor simples, puro, e desinteressado para com Deus e para com o próximo. Detalhe: não há verdadeira caridade sem Deus. E (pasme) a LBV NÃO TEM DEUS. Infelizmente, ela não tem Deus, ou pelo menos o Deus verdadeiro. Ela criou para si um deus híbrido de todas as religiões, um deus falso, um deus confortável.
Eu também acredito que Deus colocou muita gente com boas intenções no mundo, mas intenções verdadeiramente boas não levam a atos ruins, ou levam? Definitivamente ele não te deu a “foice da verdade absoluta”, seja lá o que isso signifique! Mas isso não quer dizer que, em outras palavras, “a sua verdade pode ser diferente da dos outros”. Minha cara, não há várias verdades, não há vários modos de chegar a Deus.
E só pra finalizar, não se sente Deus. Deus é muito mais do que um sentimento! Ele está muito, mas muito acima disso! Quem avisa, amigo é: tome cuidado com isso. Se você tiver uma noção errada de Deus, não vai demorar muito para alguém te convencer que está errada e que, daí, Deus não existe.
O melhor conselho a dar para quem quer encontrar Deus é que procure-o no Sacrário. Este você só vai achar na Igreja Católica. 😉 Lá dentro, se guarda o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Cristo, que é Deus. Lá está Deus! Lá Deus habita! =D
Fique com Deus e Nossa Senhora. ;D
Abraços.