Etiquetas
calendário, catolicismo, devoção, fé, fiéis, indulgência, jesus, jose, litúrgico, maria, mês, piedade, purgatório, tradição
[retirado e traduzido de: http://www.aquinasandmore.com/catholic-articles/monthly-dedications-of-the-church-year/article/184 ]
Cada mês do ano é dedicado a uma devoção particular na Fé Católica; a dedicação de cada mês é baseada em eventos históricos ou num aspecto particular do calendário litúrgico, ou ainda uma combinação de ambos. Essas devoções Católicas mensais não se alinham exatamente com o período do calendário litúrgico, já que eles são feitas mais pelos meses do calendário padrão em vez das estações da Igreja. Alguns países e lugares tem devoções mais específicas de sua área, mas as que se seguem são comuns entre todos, devoções católicas universais para cada mês do ano.
Devoção de Janeiro
Janeiro é o mês do Santíssimo Nome de Jesus. A festa do Santíssimo Nome originou-se no século XVI e era antigamente celebrada no segundo Domingo da Epifania. Foi removido do calendário em 1969, “já que a imposição do nome de Jesus já era comemorada no ofício das Oitavas de Natal.” (motu propri: Mysterii Paschalis, 1969). Foi restaurada e 2002 como uma memória opcional no primeiro dia livre depois de 1º de Janeiro.
A ladainha do Santíssimo Nome de Jesus oficial está incluída no livro A Prayerbook of Favorite Litanies. Há indulgências ligadas a devoção do Santíssimo Nome; cem dias para cada dia em que é feita, se for feita privadamente; trezentos, se a devoção é feita publicamente numa igreja ou capela.
Por causa das festas em Janeiro que pertencem a infância de Cristo, Janeiro também se tornou o mês dedicado a Santa Infância de Jesus.
Devoção de Fevereiro
Fevereiro é o mês dedicado a Sagrada Família. Embora o começo da Quaresma muda de acordo com o calendário civil, uma boa parte de Fevereiro nos dá um espaço de tempo entre as celebrações do Natal e do foco maior na vida pública e no ministério de Jesus, que ocorre na Quaresma. É a transição dos festejos do Natal para a abstinência e jejum da Quaresma. Por isso, fevereiro tradicionalmente se tornou um tempo para relembrar-se da Sagrada Família, porque foi dentro da Sagrada Família onde Jesus passou o tempo entre seu nascimento e sua jornada pública.
Devoção de Março
Março é o mês da devoção a São José, cuja festa cai em 19 de Março. A solenidade de São José data do fim do século XV; ao longo dos séculos seguintes, o mês inteiro de devoção a São José tornou-se parte da tradição.
Numa sociedade que parece desprezar a importância do matrimônio e da paternidade, São José, o esposo da Virgem e o homem que teve a responsabilidade de criar Jesus, é um incrível modelo de pai cristão, obediente e fiel.
Há indulgências ligadas a devoção a São José durante esse mês: trezentos dias para aqueles que privadamente ou publicamente realizarem uma prática piedosa em honra de São José, durante o mês, uma indulgência plenária em qualquer dia do mês nas condições ordinárias.
Devoção de Abril
O mês de Abril é dedicado a devoção a Eucaristia e a devoção ao Divino Espírito Santo. Esse tradição desenvolveu-se porque o Domingo de Páscoa normalmente cai em Abril, e quando cai em Março, a época da Páscoa continua em Abril. Em essência, Abril é o mês da Páscoa, e durante a celebração da Páscoa lembramo-nos do Sacrifício Eucarístico que Cristo nos deixou e o batismo do Espírito Santo, que viria depois de sua Ressurreição.
Devoção de Maio
Maio é o mês da Virgem Maria; a devoção a Mãe de Deus em Maio originou-se em Roma no século XVIII para conter a imoralidade e infidelidade entre os estudantes de uma faculdade local. Espalhou-se por quase toda a Igreja Latina. Por causa do feriado norte-americano de Dia das Mães em Maio, os católicos usam esse tempo para relembrar o papel de Maria Santíssima como Mãe. Portanto, a devoção a Virgem Maria no mês de Maio foca tanto no papel Dela como modelo para as mães cristãs, quanto em Sua perpétua castidade e pureza, e Sua fidelidade para com a vontade de Deus.
Devoção de Junho
Junho é o mês do Sagrado Coração de Jesus. Uma devoção por muito tempo praticada privadamente, foi oficialmente aprovada no século XVIII. A devoção ao Sagrado Coração encoraja a participação na Adoração a Eucaristia e a receber a Sagrada Comunhão na primeira sexta-feira de cada mês.
Devoção de Julho
Julho é dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor; a festa do Preciosíssimo Sangue é no primeiro Domingo do mês. O Padre Faber descreve porque nós honramos o Sangue de Cristo em The Precious Blood: The Price of our Salvation.
Há indulgências ligadas a devoção do Preciosíssimo Sangue: sete anos e sete quarentenas para cada dia de devoção pública; indulgências plenárias em qualquer dia de Julho ou de 1º a 8 de Agosto, depois de ter assistindo oito vezes a uma função pública nas condições ordinárias; se a devoção for feita privadamente, trezentos dias para cada dia com uma indulgência plenária em 31 de Julho, ou de 1º a 8 de Agosto.
Devoção de Agosto
Agosto é o mês dedicado ao Santíssimo Sacramento, e é recomendado o aumento da adoração a Eucaristia. Agosto também é dedicado ao Imaculado Coração de Maria, e em 15 de Agosto, a Igreja celebra a Assunção de Nossa Senhora aos Céus.
Devoção de Setembro
Setembro é tradicionalmente dedicado as Sete Dores de Maria, visto que a festa de Nossa Senhora das Dores também cai em Setembro. As Dores são: a profecia de Simeão, a fuga para o Egito, a perda do Menino Jesus em Jerusalém por três dias, o encontro com Jesus em seu caminho ao Calvário, ficar aos pés da Cruz, a descida de Jesus da Cruz, e o sepultamento de Cristo.
Indulgências para a devoção a Nossa Senhora das Dores são: trezentos dias por cada dia, e as devoções podem ser realizadas publica ou privadamente; uma plenária em qualquer dia de Setembro ou de 1º a 8 de Outubro dentro das condições normais.
Devoção de Outubro
Outubro é o mês do Rosário, devido ao aniversário da vitória da Batalha de Lepanto e da festa de Nossa Senhora do Rosário em Outubro. A Batalha de Lepanto e a instituição da festa ocorreram no século XVII; no fim do século XVIII, o Papa Leão XIII oficialmente dedicou o mês inteiro de devoção ao Santo Rosário.
*No Brasil, comemora-se também a Festa da Padroeira, Nossa Senhora Aparecida.
Devoção de Novembro
O mês de Novembro é dedicado às pobres almas do Purgatório. O Dia de Finados cai em 2 de Novembro, que é quando comemoramos todos os fiéis falecidos. As indulgências ligadas a essa devoção são sete anos e sete quarentenas por cada dia; uma plenária por cada dia do mês dentro das condições normais.
Devoção de Dezembro
Dezembro é dedicado ao Advento (a Vinda) de Cristo. Isso refere-se não só a preparação para a celebrar da lembrança do nascimento de Cristo há dois milênios, mas também a preparação espiritual e piedosa para a segunda e definitiva vinda do Senhor.
– Esse artigo contém informações da Catholic Encyclopedia.
NOSSA, ADOREI, EU MUDEI A MANEIRA DE FAZER OS ENCONTROS EM FAMILI
CADA MES NÓS REZAMOS A DEVOÇÃO ALUSIVA. AS PESSOAS GOSTAM MUITO
AGORA NA QUARESMA ALEM DA VIA SACRA, REZAMOS AS SETE DORES DE MARIA E O TERÇODAS CHAGAS DE JESUS
Nossa, que ótimo! Fico muitíssimo feliz em saber disso!
Saiba que Nosso Senhor Jesus Cristo prometeu, aos devotos de Nossa Senhora das Dores as seguintes graças:
1. Que aquele que invocar a divina Mãe pelos merecimentos de suas dores merecerá fazer, antes da morte, verdadeira penitência de todos os seus pecados.
2. Que Ele, Jesus, defenderá aqueles devotos nas tribulações em que se acharem, especialmente na hora da morte.
3. Que imprimirá neles a memória de sua Paixão, e que no Céu lhes dará depois o competente prêmio.
4. Que entregará os tais devotos nas mãos de Maria Santíssima, a fim de que deles disponha à sua vontade e lhes obtenha todas as graças que quiser.
Espero que sua família continue nessa devoção, tão rica para a nossa Fé, que a Igreja dispôs sabiamente para cada mês. Abraços.
gostei demaius. excelente conteudo poara os encontros de familia
Que bom que gostou, tomara que cada vez mais pessoas conheçam estas devoções para cada mês, que a Igreja nos ensina tão prudentemente para nos aperfeiçoar na piedade.
Sugiro que leia meu comentário abaixo com as quatro promessas de Nosso Senhor aos devotos das Dores de Nossa Senhora.
Abraços.
Muito bom irmão, fantástico.. muitas devoções eu nem conhecia, admito. rs Só acho que está faltando uma referente ao mês de Setembro, inclusive inclusa no Calendário Litúrgico se não estou enganado, em memória de São Jerônimo também comemoramos a devoção as Sagradas Escrituras. Pax et bonum!